Análise de Risco

Os riscos sanitários estão em todo lugar! Por meio da ciência do risco, identificamos ameaças e oportunidades ao agronegócio e à saúde pública e saúde animal, otimizando ações de gestão sanitária.

A análise de risco é uma ferramenta para avaliar, gerir e comunicar os riscos, sendo amplamente utilizada por organismos governamentais de países desenvolvidos. No agronegócio, a análise de risco ganhou importância após ser preconizada no Acordo para a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS) da Organização Mundial do Comércio – OMC. Recentemente, países membros da OMC destacaram o espaço que existe para melhorias na implementação do processo da avaliação de risco no âmbito do comércio internacional.

“O risco está em todo lugar e alguns são mais sérios que os outros” (Charles Yoe) e, assim, os riscos precisam ser descritos por uma avaliação de risco e comunicados apropriadamente. Há riscos envolvidos em todos os locais: na comercialização de produtos de origem animal e vegetal; nos processos de produção de alimentos desde a fazenda à mesa, no trânsito de pessoas, ou ainda, na interação entre animais silvestres, animais domésticos e o homem.

A Corb possui vasta experiência em análise de risco e quer ajudar os seus clientes com soluções descomplicadas para o desenvolvimento de avaliações de risco seguindo critérios técnicos e padrões internacionais. Além de executar projetos específicos de avaliação de risco e treinamentos, ajudamos a sua corporação ou instituição a utilizar a ferramenta de forma estratégica e contínua, desde a identificação de gatilhos de risco, identificação de perigos e possíveis danos, mapeamento da sequência de eventos que podem levar ao risco, gestão e comunicação do risco.

Quer conhecer mais sobre análise de risco e sua importância no agronegócio? Contate-nos!

Gestão Sanitária Moderna

A Gestão Sanitária Moderna - GSM Corb conecta três importantes estratégias para a promoção da saúde animal e saúde pública:

Vigilância
Biosseguridade
Análise de risco

Vigilância e biosseguridade lidam diretamente com perigos e são peças chaves em programas sanitários de controle e prevenção de doenças numa população. A análise de risco, por sua vez, fornece subsídios sobre quais perigos devem ser priorizados, mapeia os caminhos de risco de diversos patógenos e identifica opções de mitigação e comunicação.

A GSM Corb utiliza essas três estratégias, que são integradas e se retro alimentam, aumentando a eficácia da gestão de programas sanitários. Gostaria de conhecer mais sobre a Gestão Sanitária Moderna Corb? Entre em contato conosco.